quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Resenha: Holdark - Ocean


Por Greg M. Schurtz

Nota: 08.5/10.0

Uma sensação de estranhamento me tomou conta quando comecei a minha audição deste "Ocean", primeiro álbum da brasileira HOLDARK. Mas tenha calma, caro leitor, já explico porque fiquei um pouco zonzo no início da minha experiência. A sua atual gravadora no Brasil me confirmou que a banda vem de Tatui, interior de São Paulo, contudo a sonoridade aqui apresentada em altamente inserida no Pagan/Viking Metal europeu. Absolutamente nada neste trabalho dá qualquer indício que estamos ouvindo algo parido em terras brasilis.

Isso por acaso é algum problema ou interfere na qualidade do disco?! Absolutamente não! Mas fiz questão de pontuar esta informação, devido ao alto grau de qualidade de emulação que estes paulistas conseguiram apresentar. O material soa propositalmente orgânico, e acredito que até o europeu mais chato poderá gostar da HOLDARK. Sim, de fato tudo aqui é bem montado, bem orquestrado e traz aquele ar nórdico para o ambiente já nos primeiros momentos de músicas como "I Can Still Live", "Living the Dead World", "Behind the Door" e a faixa título.

A arte da capa passa um sentido bem abstrato para a obra, concebida pelo designer Rômulo Dias, um dos melhores do gênero em atividades no país. A produção, como já mencionei, foi um outro acerto, por privilegiar a organicidade das camadas estruturais das composições. Acredite, meu amigo leitor, tudo aqui foi feito com muito conhecimento de causa, por caras que devem se debruçar nas mais variadas pesquisas sobre as antigas culturas escandinavas. Para isso, bato palmas de pé, porque, mesmo sendo de um lugar tão distante, esses caras conseguiram incorporar como poucos a aura mística de bandas como Vintersorg, Primordial e Kampfar.

Mais um grande acerto da Eternal Hatred Records e que promete ser um dos seus principais lançamentos do ano. Fica aqui registrado o nosso agradecimento ao pessoal da MS metal, que vem representando muito bem essa HOLDARK no Brasil. Vida longa ao paganismo brasileiro! Vida longa ao HOLDARK!

Nenhum comentário:

Postar um comentário