- Marcos, obrigado pelo seu tempo para nós da Metal Fire Metal. Você pode nos contar como foi o início da carreira da VARTROY?
R - Eu quem agradeço pela oportunidade de falar um pouco sobre a Vartroy para vocês e todas as pessoas que os seguem. A Vartroy surgiu em ago/set de 2004 com a proposta de fazer um heavy metal no estilo Iron Maiden / Purple / Sabbath / Judas. Assim nasceram as músicas “Live or die”, “War that we can see” e “Vartroy” - elas serviram de base para os músicos da formação inicial abraçarem o projeto. Em 2005 a formação já estava formada e, em fevereiro do mesmo ano, começamos a apresentar nosso som. Pouco tempo depois, lançamos nossa primeira demo “Came to stay”, que acabou abrindo várias portas para a banda, inclusive a participação na primeira Virada Cultural de Ribeirão Preto, além de vários reviews muito positivos mundo afora.
- Conheci o trabalho de vocês através de “Embers of the Vanished”. Como tem sido a repercussão deste trabalho?!
R - Eu, particularmente, considero uma das melhores músicas da atualidade e o feedback sobre ela tem sido muito positivo.
- Como se deu o processo de produção do material? Quem assinou a produção? Vocês costumam participar?
R - Esta música foi feita inteiramente por mim. Toda produção, desde a composição, gravação, mixagem, masterização até a criação da arte gráfica e publicação.
- A banda, ao menos pra mim, soa como Modern Metal com pitadas do Rock. Mas como vocês se rotulam?
R - No passado, logo em seu início, tínhamos um estilo musical a seguir muito definido, que era a NWOBHM. Mas hoje, prefiro dizer que fazemos um Rock/Metal sem muita frescura, no sentido que: não existe nenhuma limitação para o que será criado e lançado. Se uma música soar mais rock ‘n roll, trash, nwobhm, modern, punk... Whatever! É o que é para ser e pronto! Era o que pedia a música, era o que pedia aquela expressão.
- O que você acha sobre outros gêneros musicais? O que vocês costumam ouvir nas horas vagas?
R - Sobre os gêneros músicas, minha opinião hoje é que: se pessoas estão gostando e se divertindo com o que está sendo feito, pronto! No fim das contas, é sobre isso... Se um determinado publico se identifica com determinado estilo ou música, nem que seja epenas por diversão, tudo bem...
Nas horas vagas, hoje, bandas que estão muito no play são: Black Stone Cherry, Halestorm, Alter Bridge, The Warning, Foo Foghters, KXM, Shinedown, The Pretty Reckless, Dead Sara, e muitas outras... Claro que as clássicas sempre estão ali, como Maiden, Metallica, Judas, Sepultura, Pearl Jam, Dickson, entre várias outras.
- “Glorious Past” foi uma enorme surpresa pra mim. Por qual razão resolveram gravá-la?
R - Glorious Past faz parte de um projeto com o primeiro vocal da banda lá de 2005. Estamos fechando um álbum, que deve sair até o final do ano que vem, e que contará com várias participações também. Esta música, em específico, é uma grande celebração do momento inicial da banda, onde fazemos referência a todas as músicas do primeiro demo que lançamos – Came to Stay.
- Queria muito poder conferir mais conteúdo de vocês. Mais lançamentos estão nos planos para 2025?
R - Muitas singles foram lançados nestes últimos anos, além dos álbuns “A New Dawn - 2022”, “Muted by the Pain - 2024”, “Anomaly Reimagined - 2025”. Em ago/2025 um novo single está pintando por ai e, se tudo correr conforme o planejado, em dez/2025 sai um novo álbum.
- Acho que o som de vocês casa muito bem com o inglês. Concordam? Alguma chance de vocês passarem a trabalhar com a nossa língua natal, também?
R - Concordo! Acho que o inglês acaba sendo a linguagem universal do metal, além de facilitar para pessoas, em qualquer lugar do mundo, entenderem o que está sendo dito naquela música.
Sobre músicas na língua natal: sim, existe o desejo e logo logo deve sair alguma coisa. Quando, especificamente, ainda não sei precisar, mas com certeza sairá material em português num futuro breve.
- Como tem sido os shows nesta fase atual da carreira da banda?
R - A Vartroy, hoje, está mais focada na produção de material autoral. Por enquanto os shows estão on hold, mas nada impede a participação em algum festival.
- E quanto a novos lançamentos no formato áudio visual? Alguma chance de vermos novos videoclipes da banda ainda em 2025?
R - Todas as músicas lançadas de 2022 para cá possuem um clipe e a intenção é de que isso continue acontecendo. Não são clipes que contam com uma produção super profissional, pois todos eles foram feitos de forma totalmente independente, mas acredito que eles fazem o papel de comunicação visual com que está querendo conhecer o trabalho. O objetivo é chegar no nível “Frog Leap Studios” – quem sabe um dia, rsssss.
- Marcos, mais uma vez, muito obrigado. Se algo ficou pendente, por favor este espaço é seu para as considerações finais...
R - Novamente, eu quem agradeço imensamente pelo interesse e pela oportunidade de estar aqui falando um pouquinho sobre a Vartroy.
Gostaria de convidar todos que estão lendo esta entrevista a conhecerem o trabalho e se inscreverem nos canais oficiais, pois praticamente todo mês está sendo lançado um novo single, um novo clipe, além dos novos álbuns que estão chegando – a previsão é mais um para 2025 e dois para 2026. Tem muita coisa bacana no forno e seria muito gratificante poder compartilhar o trampo com várias pessoas mundo afora.
Se você gostar da banda e quiser dar um help, a melhor forma é compartilhando o material com pessoas que você acha que também gostariam do trabalho.
E para finalizar, espero que esse ainda seja o começo de muita coisa que possa vir pela frente. Tem sido imensamente gratificante fazer tudo isso, porque tem sido feito de coração! Espero que gostem!!! Grande abraço a todos.
OFFICIAL CHANNELS
Site: https://www.vartroy.com
Youtube: https://www.youtube.com/vartroy
Instagram: https://www.instagram.com/vartroyofficial
TikTok: https://www.tiktok.com/@vartroy
STREAMING SERVICES
Spotify: https://spoti.fi/3eHpSvH
Amazon Prime Music: https://amzn.to/308bnuH
Deezer: https://www.deezer.com/br/artist/54289922
Apple Music: https://apple.co/2We0F4V
Youtube Music: https://music.youtube.com/channel/UC0cLn_nnyEsX5d9Gt1X-0VQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário